Existem quatro grandes Facções dentro da Academia Reiroukan que disputam pelo "domínio" da escola. Todas foram fundadas há setenta e cinco anos atrás (In-Game) e cresceram bastante em força e organização desde então. À grosso modo, as Facções são grupos de estudantes que não possuem ideais parecidos, não se comportam de forma parecida, e sequer lutam estilos parecidos, mas que pretendem ser lembrados de acordo com suas próprias idéias, e não de acordo com o que a Academia deseja. Se isso é pura rebeldia ou um verdadeiro valor filosófico, varia de membro para membro dentro de cada Facção. Em grande parte os membros das Facções foram mandados para a Academia Reiroukan por serem problemáticos demais para suas escolas antigas, mas também existem aqueles que se aliaram por simpatizarem com alguém, para pagar um favor e etc.
Cada Facção possui um território próprio dentro da Cidade de Reiroukan, onde os membros rivais evitam a todo custo se aproximar, e também possuem símbolos para representá-los, mais ou menos como brasões. Esses territórios e símbolos são:
- Jun Fan Gym, no caso da Genbu, com uma Tartaruga-Leão como seu símbolo.
- Akatsubaki Club, no caso da Suzaku, com uma Fênix como seu símbolo.
- Suzuran Koya, no caso da Seiryu, com um Dragão como seu símbolo
- Templo Busshinji, no caso da Byakko, com um Tigre como seu símbolo.
As Facções são divididas em uma hierarquia, onde obviamente, o mais inferior deve respeitar e obedecer os mais superiores, a Hierarquia das Facções é estabelecida através da proeza em combate, ou seja, um soldado só elevará seu posto para tenente depois que derrotar um número de membros de outra Facção ou então derrotar um tenente de sua própria facção, tomando o seu lugar. Os membros de dividem da seguinte forma, do cargo mais alto para o mais baixo:
Líder: Dá as ordens para qualquer um dentro de sua Facção; pode ser desafiado por qualquer membro, mas perder uma luta de desafio contra o líder resulta no banimento definitivo do desafiante, então tenha muita certeza de que vai vencer antes de desafiá-lo. A luta de desafio só será considerada "real" se for disputada no "Santuário", ou seja, mesmo que você derrote o líder fora do Santuário, você não tomará o posto. Têm mais 20 pontos em todos os atributos
Segundo em Comando: O Segundo em comando é como um vice-líder, agindo como tal em sua ausência. O Segundo em Comando não pode ser desafiado e nem desafiar alguém dentro de sua Facção, e normalmente é nomeado pelo próprio líder, sendo alguém de muita confiança e alta capacidade. Têm mais 10 pontos em todos os atributos
Capitães: Os capitães são a patente média das Facções, recebendo ordens de duas acima (Líder e Segundo em Comando) e dando ordens para duas abaixo (Tenentes e Soldados). O Capitão pode ser desafiado por qualquer um em qualquer lugar, e perder uma luta de desafio contra um capitão não resulta em banimento. Têm mais 8 pontos em todos os atributos
Tenentes: Os Tenentes são a segunda patente mais baixa dentro de uma Facção, dando ordens apenas aos soldados. Um tenente pode ser desafiado por qualquer outro membro em qualquer lugar, e é obrigado a aceitar o desafio. Têm mais 6 pontos em todos os atributos.
Soldados:A mais baixa de todas as patentes. Soldados devem obedecer seus superiores e provar seu valor. Podem desafiar qualquer outro membro e não podem ser desafiados. Têm mais 3 pontos em todos os atributos.
Para fazer parte de uma facção você deve procurar o líder da mesma e fazer um pedido (isso deve ser feito In-Game, mas nada o impede de combinar algo com o jogador que controla o líder através de uma MP ou outra coisa). Você provavelmente irá começar como um soldado e terá que construir e subir os degraus até o posto que você deseja, mas em alguns casos especiais talvez um novo membro possa começar como um tenente.
Se você está pensando: "Ah, mas eu não quero ter que fazer nada disso para ser líder. Posso montar minha própria Facção?" A resposta para isso meu caro é a seguinte: Se você está preparado para receber ataques das Quatro Novas Feras de Reiroukan, vá em frente, mas eu duvido que eles permitiriam algo do tipo."
"Não quero fazer essas coisas. Posso permanecer neutro?"
Sim você pode, mas esteja avisado, alguns alunos consideram aqueles que são neutros piores que os membros de outras Facções, mas não são todos. Além disso, o número de alunos neutros não é pequeno, e existem aqueles dispostos a fazerem de tudo para proteger esses jovens.
"Posso abandonar minha Facção?"
Sim, da mesma maneira que você pode entrar você pode sair, mas será obrigado a ir falar pessoalmente com o seu líder. A reação quanto à essa notícia vai variar de personagem para personagem.